É muito comum você ouvir líderes de “igrejas” dizendo que tem uma “visão”, e que a recebeu de Deus para fundar o “seu ministério”. Com base nessa “visão”, muitas pessoas se unem a esse líder e compartilham no todo ou em parte da mesma “visão”, ou seja, as ideias se complementam, os interesses são comuns e “ualáá” nasce uma nova instituição ou denominação se preferir.
Mas o que é uma visão?
É o ato ou efeito de ver; sentido da vista; percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista – segundo o dicionário Oxford.
Visão Organizacional, Institucional ou Empresarial (Apenas sinônimos, mas é a mesma coisa).
A visão organizacional é a imagem que uma empresa projeta visualizando o seu futuro. É o que ela deseja alcançar em um determinado período de tempo. Isso inclui um conjunto de objetivos que a empresa visa e almeja obter, e é um dos elementos que definem a identidade e a cultura organizacional.
A visão deve ser compartilhada, apoiada e abraçada por todos os colaboradores da empresa, sendo este um ponto extremamente relevante para a administração e toda a equipe. É importante que a visão seja construída com a participação dos colaboradores, de modo a expressar um sonho também desejável por eles, alcançando sucesso na empreitada.
A visão de uma organização precisa estar alinhada com os valores da empresa, que são os princípios éticos e crenças que orientam o comportamento da organização.
A missão organizacional, por sua vez, é a razão de ser da empresa, ou seja, o seu propósito fundamental de existir.
E o que é uma visão espiritual?
Normalmente entendida como uma revelação divina, a qual pode ser transmitida de uma aparição sobrenatural, num sonho, num transe ou êxtase religioso. Dessa “visão”, nasce uma nova instituição, denominação, “organismo vivo”, ou empresa. Cada líder/fundador irá contar sua história de vida e como foi o seu “chamado” para abrir o “seu ministério”.
Temos portanto, uma definição de visão no âmbito material ou físico, a visão de uma organização, instituição ou empresa e ainda outra, num sentido espiritual, a fim de que você possa pensar a respeito do tema sobre visão.
Caso tenha passado despercebido por você, gostaria que lesse novamente a visão organizacional e a espiritual. Pois, via de regra, uma está ligada a outra, embora muitos líderes institucionais não admitam que suas “igrejas” sejam empresas, ou organização e muitos ainda a chamam de “organismo vivo”. Observe a semelhança entre elas e lembre-se ainda, que organizações para terem sucesso, precisam vender produtos ou serviços e dependem de lucros, que obviamente enriquecerão seus líderes fundadores e manterão a empresa em ascensão, se bem administrada.
Sugiro que você leia a visão organizacional, substituindo os termos – organização e empresa por “igreja”; identidade e cultura por estilos de “igrejas”, tradicional, protestante, pentecostal e etc.; por fim, substitua colaboradores por membros, povo ou leigos.
Após esta leitura e com este olhar, tire suas próprias conclusões sobre as diversas visões de instituições/denominações espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, incluindo inclusive a que você participa.
Algumas visões da Bíblia
As Escrituras falam de visões em várias passagens. Como exemplo, mencionaremos apenas algumas:
Em 1 Samuel 16:7, a Bíblia diz: “Ele abriu meus olhos para as palavras do Senhor: “O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração””
Em Jó 33:14-15, a Bíblia diz: “Pois Deus fala repetidamente, embora as pessoas não prestem atenção. Fala em sonhos, em visões durante a noite, quando o sono profundo cai sobre todos, enquanto dormem em suas camas”.
Em Atos 2:17, a Bíblia diz: “Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todas as pessoas. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões e os velhos terão sonhos”
Perceba que as visões que Deus mostra ao seu povo, são sempre para o cumprimento do propósito Dele, da vontade soberana Dele e;
· Não tem a ver com desejos, projetos ou visões pessoais;
· Não tem a ver com o que você acha ou deixa de achar, com seus dogmas e ritos;
· Não tem a ver com os seus caprichos;
· Não tem a ver com a sua realização pessoal e nem tampouco com o “seu ministério”, mas sim, com o que Deus diz e com o que Ele quer realizar.
A visão é Dele, o Ministério é Dele e a obra é Dele.
Assim como está escrito em Romanos 11:36 “Portanto dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória perpetuamente! Amém”.
E só um lembrete – Deus não divide a glória Dele com ninguém, absolutamente, ninguém.
Pense por um instante. Tudo é do Senhor Deus, e isso inclui a visão, porque ela faz parte do tudo. Então, porque há tantas denominações com tantas “visões” diferentes? Não deveriam todos estar debaixo da Única Visão que é do Senhor Jesus Cristo?
A resposta para tantas denominações existentes é uma equação muito simples de entender:
Visão + visão = Divisão.
Esse é o motivo de cada um achar que tem a sua própria visão. Ao agirem dessa forma, criam uma divisão da Visão do próprio Deus.
Toda visão, ritos, sacrifícios e etc. que Deus deu ao Seu povo no Antigo Testamento, inevitavelmente apontava para Jesus Cristo, para a salvação de todos os homens, os que creem Nele, conforme declara a Palavra.
1Timóteo 2:5 “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, o homem Jesus Cristo”.
Note bem – a figura do sacerdote, do profeta que existia no passado, não existe mais, foi plenamente substituída por Jesus Cristo, o Pastor, Mediador e Intercessor entre Deus e os homens.
Quanto a vós outros, zelai para que aquilo que ouvistes desde o princípio permaneça em vossos corações. Porquanto, se o que ouvistes permanecer em vós, de igual modo permanecereis no Filho e no Pai.
E esta é a Promessa que Ele nos fez: a vida eterna!
Eu vos escrevo estas advertências a respeito daqueles que vos querem seduzir. Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém mais vos ensine sobre isso. No entanto, a unção que dele procede é verdadeira, não construída sobre a mentira, e vos ensina sobretudo o que precisais saber. Permanecei, pois, nele assim como Ele vos ensinou. (grifo nosso).
Vamos dar uma passada rápida pelas dissidências institucionais
Relembrando a história de forma breve, a fim de que entendamos porque há tantas visões e denominações diferentes ao longo das eras, chegando até nossos dias.

Imperador Constantino
· Constantino não gostava das leis judaicas e consolidou a “igreja” católica favorecendo-a politica e religiosamente a partir do século IV;

· Lutero não gostava da “igreja” católica e fundou a “igreja” Luterana;


· Calvino e John Knox não gostavam da “igreja” Luterana e fundaram a “igreja” Presbiteriana;

· Henrique VIII não gostava que negassem o casamento católico e fundou a “igreja” Anglicana;

John Wesley
· John Wesley se mantendo na “igreja” Anglicana, fundou o movimento Metodista, que mais tarde se torna a “igreja” Metodista;

· Joseph Smith não gostou de nenhuma das “igrejas” de sua época e fundou a “Igreja” de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias, os mórmons;

· John Smith não gostou da “Igreja” da Inglaterra e fundou a “igreja” Batista, que curiosamente carrega seu sobrenome;

· Willian Miller não gostou da “igreja” Batista e fundou a “igreja” Adventista;

· Ellen White não gostou de tudo que fez Willian Miller e fundou a “igreja” Adventista do Sétimo Dia;

· Charles Russell não gostou dos Adventistas e fundou as Testemunhas de Jeová;

· Pastores que não gostaram de nenhuma dessas “igrejas”, fundaram as “igrejas” pentecostais e os que não estão gostando das “igrejas” pentecostais, então fundando outras tantas “igrejas” como pode ser visto em nossos dias.
A verdade é que todos vieram da mesma fonte, as Escrituras, a Bíblia Sagrada. Porém, cada um desenvolveu a sua própria “visão” que obviamente difere da “visão” do outro por questões de desejos pessoais, de não concordar com o outro, por haver recebido uma “revelação/visão” particular, ou ainda, pelo fato de querer ter poder e para chamar a “sua igreja de sua”, e “o seu ministério, de seu”, construindo assim, seus impérios.
Efésios 4:1-6 diz: Portanto, eu, prisioneiro no Senhor, suplico-vos que andeis de modo digno para com o chamado que recebestes, com toda humildade e mansidão, com paciência, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando cuidadosamente manter a unidade do Espírito no vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, da mesma forma que a esperança para a qual fostes chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. (grifo nosso).
Este é um dos textos que mostra o quanto se está distante da prática dos ensinos de Jesus Cristo e da doutrina dos Apóstolos. O chamado – declarado no texto acima, nada tem a ver com construções de templos, nem de “visões particulares ministeriais”, tampouco dominação sobre outra pessoa conforme nos relata as Escrituras em;
1Corintios 7:20-24 – 20Cada um deve permanecer na condição em que foi chamado por Deus.
21Foste chamado sendo escravo? Não te preocupes com isso. Mas se ainda podes conseguir tua liberdade, aproveita a oportunidade. 22Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é liberto e pertence ao Senhor; e da mesma forma, aquele que era livre quando foi chamado, agora é escravo de Cristo. 23Fostes comprados pelo mais elevado preço; não vos torneis escravos de homens! 24Portanto, irmãos, cada um deve permanecer diante de Deus na condição em que foi chamado. (grifo nosso).
1Pedro 2:21-24 – 21Para essa obra fostes chamados, pois Cristo também sofreu por vós, legando-vos também este exemplo, a fim de que sigais os seus passos. 22“Ele não cometeu pecado algum, nem qualquer engano foi encontrado em sua boca.” 23Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se Àquele que exerce plena justiça em seu juízo. 24Ele levou pessoalmente todos os nossos pecados em seu próprio corpo sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e, então, pudéssemos viver para a justiça; por intermédio das suas feridas fostes curados. 25Afinal, vivíeis como ovelhas desgarradas, porém agora fostes convertidos ao Pastor e Bispo de vossas almas. (grifo nosso).
2Timóteo 1:9 – 9Pois Ele nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas em função da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi outorgada em Cristo Jesus desde os tempos eternos. (grifo nosso).
1Pedro 2:9 – 9Porém, vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz. 10Vós, sim, que antes não éreis sequer povo; mas agora, sois o Povo de Deus; não tínheis recebido a misericórdia, contudo agora a recebestes. (grifo nosso).
Andar dignamente, ser humilde e manso, ser paciente, suportar uns aos outros, viver em paz mantendo a unidade do Espírito. Estas são atitudes e ações que não refletem a grande maioria das chamadas “igrejas” atuais, pois cada qual puxa a sardinha pra sua brasa, disputas acirradas e muitas vezes difamatórias nas redes sociais, sem contar as falas odiosas contra “seus concorrentes” e processos judiciais.
Para estas pessoas, parece que o único Senhor, a única fé, o único batismo e o Único Deus e Pai de todos, atua com as “visões” diferentes que cada um chama para si e quer enquadrar Deus e Jesus Cristo em “seus ministérios” e em seus projetos.
Lembre-se que há um único projeto de Deus que é a salvação de pessoas através de Cristo Jesus e isso, Ele aponta desde o Antigo Testamento, mostrando que viria o Cristo, o Cordeiro que tiraria o pecado do mundo e inauguraria a Sua Igreja, comprada por Seu sangue, composta de muitos membros de toda tribo, língua, povo e nação.
Ele é o Cabeça da Igreja, portanto, a visão é só Dele e a direção é só Dele. Jesus vem e cumpre todo o rito do Antigo Testamento, sendo Ele agora, o Sumo Sacerdote, o Mediador entre Deus Pai e os homens.
Ele vem buscar a sua Igreja, uma única Igreja. Não instituições e nem organizações!
Pegou a Visão?
Deus diz em Oseias 4:6-9:
Eis que o meu povo está sendo arruinado porque lhe falta conhecimento da Palavra. Porquanto fostes negligentes no ensino, Eu também vos rejeitarei, a fim de que não mais sejais sacerdotes diante de mim; visto que vos esquecestes da Torá, Lei, do teu Elohim, Deus, eis que Eu também ignorarei vossos filhos.
Ora, quanto mais se multiplicou o número de sacerdotes, mais eles pecaram contra a minha pessoa; eles trocaram a Glória que lhes pertencia por algo que só lhes traz vergonha e humilhação. Eles se alimentam dos pecados do meu povo e intimamente desejam que eles pratiquem o mal, e cada vez mais. Sendo assim, repreenderei severamente tanto o povo quanto os sacerdotes por causa dos caminhos que preferiram, e lhes retribuirei de acordo com todas as suas atitudes. (grifo nosso)
Te pergunto então:
Qual visão você seguirá?
Buscará conhecimento na Palavra, nos ensinos do Mestre ou continuará sendo guiado e dependente da “visão” de outros?
Com isso não estou dizendo que você deva andar sozinho, pois isso também não é cristão. Jesus andou com seus discípulos, comeu juntamente com eles e os ensinava por todos os lugares por onde passavam ou permaneciam. Procure caminhar com pessoas que partilhem da Visão do Reino de Cristo, da Igreja de Cristo e que se reúnam somente ao Nome do Senhor Jesus.
Que Deus continue te abençoando e te esclarecendo sobre a vida cristã e Seu Reino!
________________________________________________________________________________________________________________________
Esclarecimento:
Talvez você tenha estranhado porque algumas palavras estão muitas vezes entre aspas no texto. Eu explico:
“Igreja” – O sentido desta palavra é mal empregado. Ninguém cria ou inaugura “igreja” porque Um apenas já a criou e inaugurou – Jesus Cristo.
Os homens criam instituições ou denominações e constroem templos, salões, galpões e etc. Segundo a Bíblia, igreja são as pessoas reunidas, ou seja, vários membros juntos, congregados apenas ao Nome do Senhor Jesus, essa é a igreja de Cristo e não templo ou paredes. Por isso está errado dizer – “vamos a igreja”, quando o correto é vamos à reunião em casas, parques, escolas etc.
“Visão” – Considerando que há apenas uma Visão e é a de Deus descrita em toda a Bíblia, todas as demais contribuem para a equação:
Visão + visão = Divisão.
“Ministérios” – É comum ouvir pessoas dizendo o “meu ministério”, quando na verdade, o ministério é de Deus e as pessoas apenas participam dele. Então, não é seu, e sim, Dele. E como dissemos, essa é uma das causas de se criarem tantas instituições diferentes no mundo.

2 Comentários
[…] seus gostos pessoais? E para fechar as pontas, os líderes dizem serem chamados por Deus com uma “visão” específica e esta certamente coaduna com as suas expectativas e o conjunto está formado – […]
[…] leiam o texto acima, o qual é muitíssimo claro sobre o assunto, preferem seguir em suas poses de “chamados por Deus”, “terem tido uma visão para fundar seu ministério”, mas no final das contas é para benefício […]