Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

VOCÊ É CALVINISTA OU ARMINIANO?

Estas são doutrinas teológicas criadas por estes homens nos idos dos séculos XVI e XVII.

Desde sua concepção até os dias de hoje, pessoas debatem, discutem e tomam partido em defesa das ideias de um ou de outro defendendo suas diferentes posições.

Já ouvi pessoas dizerem que não há como você não ser Calvinista ou Arminiano, ou é um ou é outro. Sinto decepcionar essas pessoas, mas eu não sigo e não sou nem de um e nem de outro.

É fato que correntes teológicas conflitam entre as ideias destes senhores e disputam posições para confirmar que um está certo e o outro errado e vice-versa.

Neste artigo, não vou me ater nem a João Calvino e nem a Jacó Armínio. O tema é apenas uma provocação para que você pense sobre o que discorreremos nas linhas seguintes, uma vez que essas e outras teologias têm causado muitas divergências no meio dos cristãos.

O significado da palavra teologia é o estudo de Deus, das doutrinas e dos sistemas de crenças religiosas.

O termo “teologia” teve sua primeira aparição na Grécia clássica e estava ligado à filosofia. Quem o utilizou em primeira mão foi Platão. No cristianismo, a utilização do termo inicia no século IV, pelos padres da igreja.

A partir do século IV cada dissidente da igreja católica criou a sua própria teologia porque seu conjunto de crenças e práticas difere de uma instituição para outra, ou seja, cada denominação cria sua própria teologia baseada em suas doutrinas e crenças.

Isso se dá em razão da “evolução” do cristianismo ao longo dos séculos, o qual tem sido moldado por eventos históricos, debates teológicos e mudanças culturais e também pelo humanismo, os quais de alguma maneira têm sido acomodados nos templos denominacionais.

A Reforma Protestante do século XVI foi um movimento impactante à sua época, pois dai, surgiram várias denominações. Ainda que o denominacionalismo seja considerado por alguns ou por todos os grupos de crentes como “igrejas” legítimas, pertencentes à mesma “religião”, há diferenças de crenças básicas e complexas uma vez que cada grupo interpreta as Escrituras a sua maneira e quiçá, à sua conveniência.

Esta postura divergente e defesa de teologias próprias, vai na contramão da vontade e da oração que Jesus fez em João 17:20 Não oro somente por estes discípulos, mas igualmente por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da mensagem deles, 21para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e Eu em Ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste. 22Eu lhes tenho transferido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos: 23Eu neles e Tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que Tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. 

Para que todos sejam umpara que o mundo creia…sejam um como nós o somos…sejam aperfeiçoados na unidade para que o mundo conheça que Tu me enviaste…

Cristo é o mesmo, a doutrina dos apóstolos é a mesma, Ele não mudou. Mas as instituições ou denominações mudaram essa vontade de Jesus ao longo da história com suas teologias, discussões filosóficas e humanistas.

Meu caro leitor, tem algo errado que não está certo, não é mesmo?

Isto nos remete a um mandamento das Escrituras:

DOUTRINA DOS APOSTOLOS

Atos 2:42Eles perseveravam no ensino dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Os apóstolos foram ensinados pelo próprio Jesus e mantiveram a essência destes ensinos transmitindo-os como aprenderam e sob a direção do Espírito Santo. Não por acaso, o texto acima enfatiza que eles perseveravam no ensino ou doutrina dos apóstolos. Se este ensino é suficiente, porque criar “novas doutrinas”, “novos ensinos”?

Você já pensou que nesse exato momento que a igreja nascia a bíblia não existia? Claro, eles estavam escrevendo as cartas, os livros. Também, não havia teologia, pois o próprio Cristo os ensinara.

Se a ordem é perseverar ou permanecer na doutrina dos apóstolos, porque esses movimentos pentecostais criaram outras doutrinas?

Paulo foi bastante incisivo ao confrontar pessoas que queriam dividir a igreja de Cristo em seus dias, “criando a denominação de Apolo e de Paulo”.

1Corintios 3:1-9

Irmãos, não vos pude falar como a pessoas espirituais, mas como a pessoas carnais, como a crianças em Cristo. 2O que vos dei para beber foi leite e não alimento sólido, pois não podíeis recebê-lo, nem ainda agora podeis, 3porque ainda sois carnais. Visto que campeia entre vós todo tipo de inveja e discórdias, por acaso não estais sendo carnais, vivendo de acordo com os padrões exclusivamente mundanos? 4Pois, quando alguém alega: “Eu sou de Paulo”, e outro “Eu sou de Apolo”, não estais agindo absolutamente segundo os padrões dos homens?
5Quem é, portanto, Apolo? E quem é Paulo? Servos por intermédio dos quais viestes a crer, e isto conforme o ministério que o Senhor concedeu a cada um. 6Eu plantei; Apolo regou; mas foi Deus quem deu o crescimento. 7De forma que nem o que planta nem o que rega são de alguma importância, mas unicamente Deus, que realiza o crescimento. 8O que planta e o que rega ministram de acordo com um propósito, e cada um será premiado segundo o seu próprio trabalho. 9Porquanto nós somos colaboradores de Deus; vós sois a lavoura de Deus e edifício de Deus. 

Em outras palavras, parem de perder tempo e esforço querendo apresentar as suas próprias razões e interesses individuais. Sendo partidários e egocêntricos dividindo o povo de Deus em facções.

Paulo e os demais apóstolos lançaram o fundamento e ninguém pode colocar outro além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

Nenhuma evolução, nenhuma teologia partidária, nenhuma cultura, nenhum humanismo, nenhuma ideologia ou qualquer outra inovação, pode ser colocada sobre este alicerce. “Ninguém se iluda: se qualquer pessoa entre vós se considera sábia de acordo com os padrões deste nosso tempo, então é melhor tornar-se insensata para alcançar a sabedoria”. Porquanto a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios nas próprias artimanhas deles”. 20E mais: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são elucubrações vãs”. 21Portanto, nenhuma pessoa deve se orgulhar dos homens, porque tudo vos pertence, 22seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo todo, a vida, a morte; assim como o presente ou o futuro, tudo o que existe é vosso, 23e vós sois de Cristo, e Cristo de Deus! 1Corintios 3:18-23.  

VOLTE À RAIZ

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente! 9Não vos deixes influenciar pelas várias doutrinas heréticas. Porque o mais importante é fortalecer o coração pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não podem produzir qualquer benefício real para aqueles que neles confiam. Hebreus 13:8-9.

Jesus e Sua Palavra não mudam, então como você pode querer mudar o imutável?

Retorne ao cristianismo raiz. Não se deixe influenciar pelas várias doutrinas heréticas de homens. Saia da ilusão dos ritos cerimoniais, com luzes e holofotes, volte-se ao básico da Palavra, pois esta sim pode trazer benefícios a você e aos que estão à sua volta.

Não seja criança no entendimento. Julgue todas as coisas pela Palavra de Deus. Mas para isso, é certo que você terá de ler, estudar e obter revelação do Espírito Santo. Desta forma, você não será levado por ventos de doutrinas, por vãs filosofias e por ondas de teologias conforme Paulo exorta em Efesios 4:18 O objetivo é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para o outro pelas ondas teológicas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela malícia de certas pessoas que induzem os incautos ao erro.

CONCLUINDO

Espero que tenha ficado claro a você que as muitas teologias existentes vieram de ideias de homens como Constantino, Lutero, Calvino, Armínio e vários outros após a morte dos apóstolos. Essas ideias promoveram as várias correntes e instituições que por sua vez, dividiram os crentes em partidarismos. Essas ideias teológicas afastaram os cristãos de suas raízes de perseverarem na doutrina dos apóstolos conforme as Escrituras ensinam em Atos 2.

O meu intuito é aguçar você a buscar conhecimento na fonte que é a Palavra de Deus e não depender de “comidas prontas” ou “amanhecidas”. A não depender de um cardápio que te empurram “guela abaixo” porque é conveniente a quem o concebeu.

Finalizo com este texto de 1 João 2:26Eu vos escrevo estas advertências a respeito daqueles que vos querem seduzir. 27Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém mais vos ensine sobre isso. No entanto, a unção que dele procede é verdadeira, não construída sobre a mentira, e vos ensina sobretudo o que precisais saber. Permanecei, pois, nele assim como Ele vos ensinou.

Que Deus continue te abençoando e esclarecendo verdades do Seu Reino.

cristianismoraiz

Filho de Deus, gerado no mundo espiritual na eternidade passada, conforme Genesis 1:27; Discípulo e seguidor do Mestre Jesus Cristo.

cristianismoraiz

Filho de Deus, gerado no mundo espiritual na eternidade passada, conforme Genesis 1:27; Discípulo e seguidor do Mestre Jesus Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Cristianismo Raiz Copyright ₢ - Todos os Direitos Reservados