Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CARÁTER CRISTÃO – REALIDADE OU UTOPIA?

Quero iniciar o compartilhar ou profetizar das Escrituras usando o texto de Filipenses para que antes que você possa dizer – “nossa ele se acha, é o cara” etc. Não me acho e não sou o cara. Tão somente quero praticar o cristianismo raiz que o Mestre ensinou e perseverar no ensino dos Apóstolos como diz as Escrituras.

Filipenses 3: 12Não que eu já tenha alcançado tudo isso, ou seja perfeito; entretanto, vou caminhando, buscando alcançar aquilo para que também fui alcançado por Cristo Jesus. 13Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha conquistado; mas tomo a seguinte atitude: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim, 14apresso-me em direção ao alvo, a fim de ganhar o prêmio da convocação celestial de Deus em Cristo Jesus. 15Por isso, todos nós que alcançamos a maturidade espiritual, devemos pensar dessa mesma maneira; porém, se em algum aspecto pensais de forma diferente, também quanto a isso Deus vos esclarecerá. 16Contudo, caminhemos na medida da perfeição que já atingimos.

A busca das Escrituras sem mistura nos ensina a esquecer, deixar para trás as coisas que aprendemos e que de alguma forma foram distorcidas pelos homens. Nos ensina a confrontar tais aprendizados com a Palavra e identificar os enganos. Então, esqueça-os e trilhe seu caminho pela doutrina dos Apóstolos.  

Leia novamente o tema e pense sobre as indagações abaixo:

Podemos ou não podemos ter o caráter de Cristo? Conseguimos ou não conseguimos ser semelhantes ao Senhor?

Para respondermos essas questões, precisamos antes de tudo, entendermos como ter o caráter de Cristo, ou desenvolver o Seu caráter em nós, e para tanto, precisamos ter um ponto de partida que é justamente saber o que é caráter.

O caráter é desenvolvido ao longo da vida pelas CRENÇAS que você recebeu de sua família e parentes, de suas amizades, do meio acadêmico, profissional e religioso.

Então, com base nesta concepção, podemos diferenciar aquilo que seria um bom caráter de um mau caráter.

BOM CARÁTER HUMANOMAU CARÁTER HUMANO
HonestidadeDesonestidade, enganoso, ludibriador.
SinceridadeFalsidade, hipocrisia, mentiroso.
ConfiabilidadeNão confiável, falcatrueiro, trapaceador.
IntegridadeEnganoso, doloso, que arma cilada.
ResponsabilidadeAlienado, desequilibrado, mentecapto, irresponsável.
HonraDesonra, infâmia, astuto
RespeitoIndisciplina, inobediência, rebeldia
EmpatiaDesamor, desprezo, antipatia

 

1) A DEFINIÇÃO DE CARÁTER

Caráter é como uma marca impressa que distingue um ser humano de outro, é a soma total de todas as influências e estímulos positivos ou negativos aprendidos no decorrer da vida, ou seja, suas crenças moldarão você ao longo de sua existência.

O caráter se manifestará através de valores, motivações, atitudes e sentimentos, portanto, ele se manifesta através do seu comportamento. Refletirá também, os traços da natureza pecaminosa (influenciada e estimulada pelas coisas do mundo), ou os traços da natureza divina (influenciados e estimulados pela Palavra de Deus). Em Hebreus 1:3 está escrito que Cristo é o próprio caráter de Deus “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa”.

O caráter de Deus foi impresso em Jesus Cristo, o qual imprimiu em seus discípulos e Apóstolos, e nós precisamos ter essa impressão do Seu caráter para que, desta forma, o mundo creia em Deus. Então, nossa primeira decisão é crer e depois sermos feitos conforme a Sua própria imagem, sendo assim identificados como cristãos. Note: você não deve ser identificado por uma denominação ou instituição, como por exemplo – “sou batista”, “sou metodista”, “assembleiano” ou qualquer outra. Ao contrário, deveríamos ser chamados apenas irmãos, ou cristãos, como ficaram conhecidos os discípulos. Atos 11:25E aconteceu que Barnabé decidiu viajar para Tarso, a fim de encontrar-se com Saulo 26e, assim que o achou, levou-o consigo para Antioquia. Então, durante um ano completo, Barnabé e Saulo se reuniram com aquela igreja e ensinaram a muita gente. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos. 

“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho” Romanos 8:29, “Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial” 1 Coríntios 15:49. O propósito de Deus é que o ser humano se torne à imagem do seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Por isso, cristãos, sendo Cristo o único Sumo Sacerdote, Pastor e Cabeça da Sua Igreja.

Note, há uma Igreja de Cristo conforme declara Paulo aos Efésios 4:  4 Há um só corpo e um só Espírito, da mesma forma que a esperança para a qual fostes chamados é uma só; 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6 um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos”. Não as milhares de “igrejas ou denominações” existentes e cada uma com seus cabeças. Você não vê essas divisões no tempo dos Apóstolos e as várias igrejas espalhadas e mencionadas nas Escrituras, fazem parte do mesmo Corpo e de uma Única Igreja universal e invisível, pois é composta por todos os santos – Seu corpo – a Igreja de Cristo Jesus.

Após este esclarecimento, voltemos ao tema inicial.

O CARÁTER DE ALGUÉM PODE SER MUDADO? O QUE VOCÊ ACHA?

Sim. Partindo do pressuposto que você ouviu algo, e viu algo, você passou a acreditar naquilo. Internalizou e isso te moldou.

Mas, sim, é possível mudar o caráter através da crença e isso começa com seu pensamento.

Exemplo: Quem acreditava que manga com leite fazia mal? E hoje, ainda acredita? O que mudou?

Você descobriu que isso era uma MENTIRA dos senhores do engenho para que seus escravos não tomassem leite, pois era raro e muito caro o produto.

Então, para mudar o caráter de uma pessoa, ela precisa mudar a forma de pensar sobre algo.

1.1) FORMA DE PENSAR

 O caráter é determinado em primeiro lugar pelo aspecto moral, ou seja, aquilo que eu considero correto, errado, permitido, proibido e assim por diante. Se eu aprovo aquilo que definitivamente é errado então, pode-se dizer que o meu caráter é defeituoso. E a forma de pensar de uma pessoa é definida pela maneira como ela constrói a sua escala de valores ou as suas crenças.

Quando nos convertemos ao Senhor, a primeira coisa que devemos fazer é renovar a nossa mente. Ou seja, precisamos mudar a nossa forma de pensar e de crer, mas, nem sempre isso ocorre. Porque ao nos convertermos ao Senhor, aprendemos a nossa caminhada com alguém que já aprendeu com outro alguém e assim por diante, sem necessariamente, esse alguém ter buscado renovar ou transformar sua mentalidade. Apenas seguimos o fluxo de “bom crente” ou “bom crente politicamente correto”.

Talvez como eu em tempos atrás fazia, você talvez ainda faça. Orar para que Deus te transforme. Se você ainda tem esse hábito, segundo as Escrituras, você precisa mudar sua oração. Veja o texto:

Romanos 12: 2E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A responsabilidade de SE TRANSFORMAR é Sua e Não de Deus.

Este é um texto bastante conhecido, porém, nem tanto praticado, porque somos ensinados religiosamente a transferir nossa responsabilidade para Deus. Aprendemos que devemos orar para que Deus nos transforme. Para que Deus nos faça melhores, etc. A má notícia, é que cabe tão somente a você a sua mudança e transformação, contrariando o aprendizado religioso. E a boa notícia é, que à medida que você se transforma, o Espírito Santo de Deus o auxilia para que você continue neste processo de se tornar parecido com Jesus.  

Vou dar um exemplo, mas não nos aprofundaremos nele agora. É apenas para entender o versículo lido. (você pode ler mais em outro artigo: Institucionalizados versus Desinstitucionalizados).

O texto diz para não tomar a forma do SISTEMA DESTE MUNDO, seja um sistema de governo, político, ideológico, etc. Há ainda o sistema religioso e quando nós falamos que o SISTEMA denominacional, clerical, institucional, não tem base fundamentada nas Escrituras, pois é um SISTEMA criado pelo homem, MUITA gente discorda. POR QUE? Porque estão AMOLDADOS, CONFORMADOS ao SISTEMA denominacional. Cresceram ouvindo e vendo sobre este SISTEMA. E quando a bíblia diz para ser TRANSFORMADO pela Renovação da sua mente, essa Transformação precisa ter um OUTRO referencial, outro FUNDAMENTO, e qual é este FUNDAMENTO? As Escrituras Sagradas pura e simples, sem interferências de teologias instituídas também por homens.

A Palavra diz que nós temos a mente de Cristo “Quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? Nós, porém, temos a mente de Cristo” 1 Coríntios 2:16.

Muita gente usa esse texto como mantra, apenas declarando-o e repetindo-o, mas suas atitudes e práticas, seu comportamento não demonstram que essa pessoa tem a mente de Cristo. Tão somente repetem o que aprenderam de seus líderes, sem de fato pensar profundamente como ter a mente de Cristo.

Como podemos dizer que temos a mente de Cristo, quando não mudamos nosso caráter, nossos valores para os de Cristo? Nos mantemos decidindo e fazendo tudo do nosso jeito, e como podemos dizer que temos a mente de Cristo? Pensamos mais nas coisas da terra do que nas coisas do céu. Isso é no mínimo incoerente, pois se faço as coisas do meu jeito, à minha maneira, sou eu, portanto quem está no controle, eu penso o que quero e faço o que quero. E ainda assim, eu digo que tenho a mente de Cristo e isso não é verdade.

ENTÃO QUAL DEVE SER O SEU ESTILO DE VIDA? COMO  MUDAR PARA O CARÁTER DE CRISTO?

Efésios 4:22 “Quanto à antiga maneira de viver, fostes instruídos a vos despirdes do velho homem, que se corrompem por desejos enganosos, 

Quando você decidiu por Jesus, sua velha maneira de viver, seus velhos hábitos não servem mais para você. Se você não foi ensinado a deixar esses velhos hábitos, agora você precisa prestar a tenção ao que a Palavra está lhe dizendo – despir-se do velho, arrancar, ficar sem nada, pois este velho homem que é a sua antiga maneira de viver, se corrompe pelos desejos enganosos que brotam em sua mente. Após fazer este processo, veja o que a Palavra diz:

23 a serdes renovadores no vosso modo de raciocinar e 24 a vos revestirdes do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da Verdade. 

Como dissemos anteriormente, é você quem tem deve se transformar e ser o renovador de sua mente, do seu raciocínio, como lemos em Romanos 12:2. Não é Deus, nem Jesus, nem o Espírito Santo quem opera essa transformação e renovação de mente – é você, só depende de você! E para que? Para colocar no lugar do velho homem, da velha natureza caída, o Novo Homem criado, com os novos hábitos e nova maneira de viver para ser semelhante a Ele, parecido com Deus em justiça e em santidade advindas da VERDADE, que é Cristo e Sua Palavra.

Abaixo, segue a lista do que você precisa abandonar, pois fazem parte da antiga maneira de viver. Se não tudo, boa parte destas coisas estavam impregnadas em você, as quais são imprescindíveis abandonar!

25 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo Corpo. 26 “Estremecei de ira, mas não pequeis”, acalmai a sua raiva antes que o sol se ponha, 27 e não deis lugar ao Diabo. 28 Aquele que roubou, não roube mais; pelo contrário, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com quem está atravessando um período de necessidade. 

29 Não saia da sua boca nenhuma palavra que cause destruição, mas somente a que seja útil para a edificação, de acordo com a necessidade, a fim de que comunique graça aos que a ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes selados para o dia da redenção. 31 Toda amargura, cólera, ira, gritaria e blasfêmia sejam eliminadas do meio de vós, bem como toda a maldade! 32 Pelo contrário, sede bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, da mesma maneira como Deus vos perdoou em Cristo.

NOSSA CONDUTA

O meu comportamento quando estou sozinho ou diante de outras pessoas manifesta o meu caráter (do pecado, ou o de Cristo?). Nossa Conduta é tudo aquilo que fazemos, falamos, sentimos e desejamos; ela se manifesta na relação com outras pessoas e sempre a Deus. Deus está profundamente interessado em nossa conduta. Jesus e os Apóstolos gastaram muito tempo para tratar de frutos, de comportamento, de conduta, de coração/mente, como vemos: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” Mateus 5:48; “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” Gálatas 4:19; “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor” Efésios 1:4. Em Romanos 8:29 vemos que o propósito eterno de Deus é ter muitos filhos, os quais devem ser semelhantes a Jesus.

Essa deve ser nossa conduta dia a dia, renovando nossa maneira de pensar e não darmos desculpas, ou termos ”licença” de que afinal de contas, sou humano, sou pecador mesmo – Deus me entende, por favor, Não!

COMO É O CARÁTER DE CRISTO:

  • Compassivo; (sentia a dor do outro; curava, ensinava e amava);
  • Humilde; (reconhecia a dependência de Deus, servia aos outros, amava como a si mesmo);
  • Obediente; (ouvia a Deus, praticava Sua vontade ainda que pudesse doer ou sofrer);
  • Amoroso; (amava falando a verdade, abria mão de confortos para estar com pessoas intencionalmente para ensiná-las);
  • Perdoador; (perdoava com misericórdia como Deus perdoou a nós);
  • Honesto; (verdadeiro, transparente, não iludia ninguém);
  • Integro; (agia com retidão, refletia a imagem e o caráter de Deus às pessoas);
  • Justo; (agia com equidade, justiça e rejeitava o pecado);
  • Cheio de fé; (acreditava em Deus Pai e em tudo que Ele revelou, vivia de acordo com o padrão de Deus).

Não há outra maneira das marcas do caráter de Cristo ser forjado em nós a não ser pela cruz. Como está escrito em Mateus 16:24 “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, (o que é renunciar a si mesmo? É abandonar a ambição pessoal e as vontades próprias; negar ou reprimir aspectos da própria identidade carnal, decaída pelo pecado com seus desejos ou emoções; saber ser humilde, desprendido, crendo que Deus nos basta) (agora, depois disso), tome sobre si a sua cruz, e siga-me;”. 

Talvez você tenha sido ensinado que sua cruz era seu marido, sua esposa, seus filhos, seu trabalho ou seus líderes. Uma doença, enfermidade ou seu vizinho que te perturba entre outras tantas coisas. O fato é que sua cruz não tem nada a ver com estas questões, e sim, com você mesmo e sua antiga natureza que deve ser abandonada, para então seguir a Cristo.

Apenas um parênteses aqui, para você entender como o SISTEMA MUNDO, sempre irá contra as Escrituras e o quão fácil é nos Amoldarmos a ele se não estivermos enxertados em Cristo através da Palavra.

Na psicanálise, “renunciar a si mesmo pode levar ao desenvolvimento de diversos quadros ou transtornos psicológicos, tais como: Depressão, Transtorno de ansiedade, Transtorno de personalidade, Transtornos alimentares, Automutilação e suicídio”.

Cristo nos ensina a viver no Espírito para que Ele possa moldar a nossa vida à Dele. O ponto é – queremos nos moldar ao Senhor, ou queremos continuar amoldados ao sistema do mundo e pedindo licença para nos vitimizar dizendo – não consigo, não dá, é muito difícil renunciar a mim mesmo…. A renovação e transformação, DEPENDE Somente de VOCÊ.

Se tudo isso ainda não foi suficiente para você entender, e caso você ainda esteja na condição de vítima, reflita sobre esse texto:

Colossenses 3:1Portanto, visto que fostes ressuscitados com Cristo, buscai o conhecimento do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. 2Pensai nos objetivos do alto, e não nas coisas terrenas; 3pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4Quando Cristo, que é a vossa vida, for manifestado, também vos manifestareis com Ele em glória.
5Sendo assim, fazei morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixão, vontades más e a ganância, que também é idolatria. 6É por causa dessas práticas malignas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência. 7Nelas também andastes no passado, quando ainda vivíeis com esses hábitos, 

8mas agora, livrai-vos de tudo isto: raiva, ódio, maldade, difamação, palavras indecentes do falar. 9Não mintais uns aos outros, pois já vos despistes do velho homem com suas atitudes, 10e vos revestistes do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; 11Nessa nova ordem de vida, não há mais diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo ou pessoa livre, mas, sim, Cristo é tudo e habita em todos vós.

12Assim, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revesti-vos de um coração pleno de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. 13Zelai uns pelos outros e perdoai-vos mutuamente; caso alguém tenha algum protesto contra o outro, assim como o Senhor vos perdoou, assim também procedei. 14Acima de tudo, no entanto, revesti-vos do amor que é o elo da perfeição. 

15Seja a paz de Cristo o juiz em vossos corações, tendo em vista que fostes convocados para viver em paz, como membros de um só Corpo. E sede agradecidos. 16Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo; ensinai e aconselhai uns aos outros com toda a sabedoria, e cantai salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão no coração. 17E tudo quanto fizerdes, seja por meio de palavras ou ações, fazei em o Nome do Senhor Jesus, oferecendo por intermédio dele graças a Deus Pai.

O ENGANO DE MUITOS CRENTES

Um dos maiores enganos que muitos crentes acreditam e milhões vivem nessa ilusão sem se dar conta – ainda que a Bíblia alerte sobre isso o tempo todo que é…

A FALSA SEGURANÇA ESPIRITUAL

Muitos creem que encaixar hábitos religiosos como pertencer a uma denominação, ir ao culto, fazer devocional, orar antes de dormir, significa ter relacionamento com Deus e pensam que com isso até têm o caráter de Cristo. Mas uma vida com Deus não é um conjunto de práticas religiosas. É uma TRANSFORMAÇÃO RADICAL de quem somos e do que desejamos. Essa TRANSFORMAÇÃO RADICAL vai mostrar a luz que brilha em você – o sal que tempera o ambiente onde você passar, ainda que contrarie o Sistema.

Cristãos estão no mundo, mas Não pertencem ao mundo. Por isso, Não podemos ter os mesmos PRAZERES, medos, ambições e critérios de sucesso e vida terrena daqueles que ainda não conhecem a Jesus. A nossa Pátria não é aqui e estamos de passagem por aqui.

O evangelho Não é usar Deus para alcançar uma vida confortável, saber sua vida futura aqui na terra através de revelações, até porque você não é daqui, e tampouco ter um status quo para ser aprovado pelas pessoas. Esse NÃO é o evangelho de Cristo e dos Apóstolos.

Ser cristão é entregar a sua vida a Cristo, mesmo que isso signifique desconforto e reprovação das pessoas e do Sistema. Sua vida agora é Dele e não mais sua! Será que entendemos a seriedade disso?

Se o nosso relacionamento com Deus AINDA depende de como estão as nossas emoções e das bênçãos que procuramos e queremos que Ele nos dê a todo custo, pois afinal te disseram que você merece o melhor….  REFLITA se você está realmente servindo a Deus ou será que está querendo que Ele te sirva? Porque ingressamos neste mundo sem absolutamente nada, e ao partirmos daqui, nada podemos levar; 8por isso, devemos estar satisfeitos se tivermos com o que nos alimentar e vestir”. I Timóteo 6:7-8.

É impossível encontrar, ou melhor, SER ENCONTRADO por JESUS, e continuar vivendo igual a quem AINDA Não foi achado por ELE!

Isso implica em:

  • Um novo nascimento e uma nova mentalidade de fato em Cristo;
  • Um caráter transformado, mudado, para o caráter de Cristo;
  • Uma mentalidade que AMA o que Deus ama e ODEIA o que Deus odeia.

Deus não quer ser apenas sua prioridade – você pode colocar suas práticas religiosas, achando que isso é tudo o que Deus quer. Mas eu lhe digo: o que Ele quer é ser o FUNDAMENTO sobre o qual seus pensamentos, sua rotina, seus hábitos e sua esperança estejam alicerçados.

Portanto; o verdadeiro novo nascimento gera TRANSFORMAÇÃO, MUDANÇA do SEU caráter para o caráter de JESUS CRISTO.

NÃO SEJA COMPLASCENTE COM O ERRO E COM O PECADO – NÃO DO OUTRO, MAS O SEU PRÓPRIO ERRO E COM O SEU PRÓPRIO PECADO, COM SUA VITIMIZAÇÃO. ESMURRE SEU CORPO, MUDE SUA MENTE PARA AS ESCRITURAS E TOME A SUA FORMA.

Se você estiver disposto a mudar RADICALMENTE o seu caráter pelo de Cristo – Ele que começou a boa obra, um bom trabalho em sua vida vai aperfeiçoar esse trabalho em você até o dia de Sua Vinda. 

Ele vai APERFEIÇOAR, mas a DECISÃO de TRANSFORMAÇÃO é MINHA e Eu quero isso pra mim!

Que Deus continue te abençoando e esclarecendo as verdades do Seu Reino em Cristo Jesus.

cristianismoraiz

Filho de Deus, gerado no mundo espiritual na eternidade passada, conforme Genesis 1:27; Discípulo e seguidor do Mestre Jesus Cristo.

cristianismoraiz

Filho de Deus, gerado no mundo espiritual na eternidade passada, conforme Genesis 1:27; Discípulo e seguidor do Mestre Jesus Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Cristianismo Raiz Copyright ₢ - Todos os Direitos Reservados