Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

DESVIOS DA CRISTANDADE

Se você acha que teu “pastor” ou “apóstolo” é “Anjo da Igreja”, tua “Cobertura Espiritual”, e você o chama de “Pai” e acredita em “Família Pastoral”, segundo as Escrituras você está mui distante do que ela diz e muito próximo da conveniência que estes homens ensinam para mantê-lo em suas dependências e em sua dependência (se é que me entende).

A Palavra de Deus é muito clara quando diz:

“Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”Mateus 22:29 – e;

“Surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos”Mateus 24:11, e ainda;

“Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e ser-lhe-á dada” Tiago 1:5.

Há uma facilidade gigantesca dos líderes pentecostais e neopentecostais, entre outros, em misturar o Antigo Testamento com o Novo Testamento, especialmente naquilo que lhes é conveniente e oportuno. Por isso, a Bíblia nos ensina a pedir sabedoria divina, a examinar tudo, ou seja, não apenas ouvir o que eles dizem, não apenas ler como um livro ou um “amuleto da sorte” ou a “famosa caixinha de promessas”, mas, sobretudo, estudar a Palavra para não ser enganado com sutilezas e doutrinas inventadas por homens, e que não estão em acordo com as Escrituras. “No entanto, quando o Espírito da verdade vier, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos revelará tudo o que está por vir”. João 16:13

Apenas para te dar um exemplo do que estou dizendo, a Bíblia ensina que o Antigo Testamento são sombras do que estaria por vir, pois a realidade se encontra em Cristo – Colossenses 2:17. E mais, que os irmãos da primeira era cristã, deveriam perseverar na doutrina dos Apóstolos – Atos 2:42.  O que mudou? A Palavra de Cristo ou os desvios da cristandade após os primeiros séculos?

Sendo assim, todos os cristãos devem perseverar na doutrina dos Apóstolos e não cabe nenhum outro ensinamento que não esteja fundamentado no ensino dos Apóstolos, por conseguinte, nos ensinos de Cristo, pois estes receberam instruções diretamente do Mestre e especialmente Paulo, designado aos gentios, dos quais nós fazemos parte.

A seguir você lerá não 95 teses tiradas da teologia protestante de Lutero, da teologia A, ou teologia B. Tão somente lerá 25 menções que referenciam o que a cristandade se tornou desde a sua concepção como instituição, reiterando, portanto, o quão longe e desviados estão do propósito inicial do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo e da doutrina dos Apóstolos. (Atos 2:42). (Veja outros artigos em nosso blog cristianismoraiz.com.br sobre templos, falsos apóstolos, desinstitucionalizados e muito mais).

Neste artigo, manterei a palavra “igreja(s)” a qual você está familiarizado, mas faço aqui um alerta de que a Igreja é aquela composta por todo o Corpo de Cristo em todo o mundo, e não denominações ou instituições. De igual forma, manterei a palavra “pastor/líder” para o entendimento dos tópicos, contudo, O Pastor é somente Um – Jesus Cristo, conquanto a única Igreja é a do Senhor Jesus como declara – “Eu edificarei a minha Igreja” Mateus 16:18 e o texto de João 10:16“Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor”. Este versículo fala sobre a universalidade do chamado de Cristo, que inclui pessoas de diversas origens, diversas nações e a unidade que Jesus estabelece entre todos os que ouvem a Sua voz, resultando num só rebanho e num só Pastor – Ele mesmo.

Este artigo não tem por objetivo atacar pessoas, mas sim, o sistema religioso que envolve e aprisiona tanta gente por falta de conhecimento das Escrituras. Foi exatamente isso que Jesus confrontou em sua estadia neste mundo. Ele não discutiu a política do Estado e nem seu sistema de governo, mas a religiosidade e hipocrisia dos líderes, sacerdotes e fariseus, sendo Ele enfático e muito duro quanto às suas crenças e atitudes.

Peço que você reflita sobre cada tópico descrito, sobretudo, confrontando com as Escrituras, pois Ela é a base, o cerne e o âmago da vida cristã. Seja desprovido dos conceitos ou pré-conceitos aprendidos, das crenças que limitam o novo se contrapondo ao que te ensinaram como doutrinas e dogmas que fogem ao crivo das Escrituras.

Vamos às menções que referenciam a Cristandade:

1 – Instituições com CNPJ que se denominam igrejas, sendo, contudo, empresas as quais muitas se assemelham a “casas de shows e de espetáculos”, sem contar o envolvimento político e ideológico e emocional que permeiam seus “cultos” influenciando os leigos. Mas não era para a igreja influenciar o mundo? Ou o mundo é que está influenciando estas instituições?

Talvez você ache exagero que se compare as instituições a empresas, porém, há regulamentações para que elas se enquadrem a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e a partir de maio de 2026, a NR01 exige a implantação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), com intuito de avaliar e controlar riscos ocupacionais, o que inclui os riscos psicossociais que afetam a saúde mental dos trabalhadores. (“igreja ou empresa?”).

Caso você não seja celetista, (registrado em carteira), mas um voluntário da instituição, como ficará sua situação e da instituição perante a lei? Apenas para pensar.

2 – Líderes pecadores (pastores, apóstolos, bispos etc) e todos somos (1João 1:10). Mas estes se intitulam “anjo da igreja” porque não entendem ou fingem não entender a tradução das Escrituras. Líderes idolatrados e vistos como autoridade divina, intocáveis, “ungidos de Deus”, inquestionáveis. Colocam-se como “cobertura espiritual” dos membros, o que pode gerar um ambiente inclinado ao abuso de poder e dependência quase que total.

Estes líderes deturpam o texto de Romanos 13:1-7, o qual faz referência a autoridades governamentais e não eclesiásticas como eles se autoproclamam. E como os leigos não examinam as Escrituras acreditam no que dizem.

Somente Jesus tem tal autoridade sobre Sua Igreja e foi designado para O ser. Leia Hebreus 4:14-16.

3 – Pastores que se acham superpoderosos a ponto de decretar ou determinar e até mandar, como se Deus fosse seu empregado e tivesse que cumprir suas ordens. Romanos 9:20 “Todavia, quem és tu, ó homem, para questionares a Deus? “Acaso aquilo que é criado pode interpelar seu criador dizendo: ‘Por que me fizeste assim?”. Ainda em Romanos 9:15-16 “Porquanto Ele declara a Moisés: “Terei misericórdia de quem Eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem Eu desejar ter compaixão. Assim, claro está que isso não depende da vontade, tampouco do esforço do ser humano, mas da maneira como Deus focaliza sua misericórdia”.

Então, parem de dar ordens a Deus e acharem que são alguma coisa. São apenas pó!

4 – Pastores que são “donos” de suas igrejas e estão construindo patrimônios para sua família, parentes e herdeiros com o dinheiro das “suas ovelhas” – que não são suas. Jesus disse: “Eu edificarei a minha igreja” Mateus 16:18. Então, os que se dizem “donos” daquilo que não é seu, são usurpadores. O fato é que a Igreja é sim de Cristo, porem, as instituições, são dos homens!

Homens com dinastia vitalícia, que mesmo que cometam pecados graves, jamais poderão ser destituídos de seus cargos, pois aquela igreja pertence ao casal, à família e aos parentes. Todo bem adquirido fica em seus nomes, toda doação de membros e as finanças não são transparentes, pois ninguém sabe quanto entra e quanto sai e onde os recursos são utilizados.  Com a ascensão de líderes que iniciaram a “obra” sem praticamente nada de patrimônio, em questão de alguns anos angariam fortunas e fortunas tornando-os bem sucedidos e até celebridades.

E você, ao longo de sua jornada na instituição, já se tornou um afortunado e próspero, uma celebridade como se promete em quase todas as reuniões?

5 – Líderes que cobram “honra” para ele e sua “família pastoral”. Esse tipo de “honra”, não existe na Bíblia e é contrário aos ensinamentos cristãos. Marcos 10:43-45. 43Contudo, não é assim que ocorre entre vós. Ao contrário, quem desejar tornar-se importante entre vós deverá ser servo; 44e quem ambicionar ser o primeiro entre vós que se disponha a ser o escravo de todos. 45Porquanto, nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

É claro que devemos honrar uns aos outros – Romanos 12:10  10 Amai-vos dedicadamente uns aos outros com amor fraterno. Preferindo dar honra a outras pessoas, mas do que a si próprio.”

Note, a honra que as Escrituras se referem nada tem a ver com a honra que tais líderes reivindicam para si.

6 – Líderes que se intitulam “apóstolos”, contudo, eles não existem mais nos dias atuais e o último eleito pelo próprio Cristo foi Paulo, e não há ordenança de “consagração de novos apóstolos” nas Escrituras. Entretanto, não é de se admirar, pois à época de Paulo já existiam imitadores e usurpadores. 2 Corintios 11:13.

Líderes que paparicam esses que se intitulam apóstolos, bispos, homens “renomados” e seus misticismos. Ainda que leiam o texto acima, o qual é muitíssimo claro sobre o assunto, preferem seguir em suas poses de “chamados por Deus”, “terem tido uma visão para fundar seu ministério”, mas no final das contas é para benefício próprio.

Apenas para você pensar: após a morte do último apóstolo, o qual foi João, aonde você encontra alguém convocado a ser apóstolo nas Escrituras e na história dando sequencia ao apostolado? Faça uma pesquisa nos motores de busca da internet e não encontrará o “primeiro suposto apóstolo” que dá origem a esses atuais intitulados, mas não temos dúvidas de que alguém iniciou esse movimento.

7 – Inclusão de filosofias humanistas, feministas e ideológicas tomando conta destas instituições. Empoderamento de mulheres, inversões de papéis seguidos pelos movimentos sociais e apoiadas pelo clero da igreja.

8 – “Consagração de pastoras, apóstolas, bispas”, que sequer encontram-se vestígios ou menção de tal ato nas Escrituras. Você não encontrará sacerdotisas chamadas por Deus em todo o Antigo Testamento. Não encontrará “pastoras, bispas e apóstolas” nos ensinos de Jesus e na doutrina dos Apóstolos. Portanto, a acomodação destas instituições ao sistema mundo, político e ideológico, cria uma falsa impressão de cristianismo, mas uma verdadeira conveniência e conivência com o que o mundo oferece.

9 – Líderes que escravizam as pessoas de domingo a domingo e de graça, com o nome de “voluntários” dizendo que é trabalhar para o Reino de Deus. Tornaram-se funcionários das instituições sem vínculos empregatícios, embora tantos outros sejam funcionários de fato destas denominações e os mais chegados são beneficiados pelo sistema.

10 – Líderes se passando por judeus e ensinando práticas que nem Jesus mandou e nem cogitou que praticassem. Tampouco que se convertessem ao Judaísmo. Jesus convergiu tudo e todos Nele, portanto, a prática judaizante não faz o menor sentido aos cristãos. Arca da aliança, menorá, cajado, shofar, talit e tantos outros utensílios judaico que foram utilizados em uma, em uma dispensação que apontava para a vinda do Messias. E só para constar, Ele já veio e voltará!

11 – Músicas e “mantras worshipeiros” nas quais o homem é o centro da canção e não a adoração a Deus. Melodias e acordes envolventes com frases repetitivas buscando atingir o emocional das pessoas, sem, contudo, atingirem o espírito. Jesus disse que os verdadeiros adoradores, adorarão o Pai em espírito e em verdade.

“Ministros” de música, “levitas” celebridades, líderes de louvor, jamais se vê menção destes nos ensinos dos Apóstolos. Estes são o clero menor dentro das instituições para conduzir a massa a experiências emocionais, sensoriais e de êxtases.        Liberação de dopamina, serotonina, endorfina e oxitocina através das músicas e melodias, seguidas por falas programadas neurolinguisticamente (PNL), o que normalmente se acha ser espiritual quando tal experiência é na verdade emocional.

Quantas e quantas vezes você já foi “tocado”, “mexido” por uma canção, uma “palavra” que o levou ao êxtase, às lágrimas no momento e ao sair da reunião, é como se nada houvesse acontecido e semanas após semanas segue-se o mesmo ritual… Isso se dá no âmbito emocional, do contrário, as lições aprendidas nas canções e com as pregações, mudariam sua vida por completo como se vê tantos e tantos exemplos nas Escrituras.

12 – Liturgias cansativas e repetitivas que vivem de eventos, seminários, conferências de mês em mês, no qual o propósito é tão somente financeiro com exposição de celebridades gospel. Emocional em alta, transformação em baixa.

13 – Há um certo modismo nestas Instituições em que cada pregador desenvolve um trejeito, uma caricatura para chamar atenção. Uns buscam ser divertidos, outros stand-up gospel, outros ainda com semblante carrancudo, ar de muito serio com tom de voz bravo etc. Muitos misturaram em suas pregações a língua portuguesa com inglês, hebraico ou grego para parecerem mais espiritualizados e emocionarem seus expectadores. Criam simbologias místicas para impressionar as pessoas, como balançar o paletó, soprar no microfone para os incautos caírem e muitas outras peripécias. Cada um trazendo uma “inovação” para parecer “ sobrenatural – note, parecer!

14 – Instituições onde seus líderes enriquecem e são pesos que vivem do suor alheio, mesmo que o Apóstolo Paulo os tenha instado que trabalhassem. (2 Tess 3:6-15).

15 – Instituições que foram transformadas em covil de ladrões e aproveitadores dos leigos na fé. Mt 21:13. Não raro se ouve sobre desvios de dinheiro e desmandos, nepotismo em tais instituições, promovendo escândalos ao meio evangélico.

16 – Seminários de “cura e libertação” que além de serem hereges, desprezam a obra redentora de Jesus na cruz, ignorando o “Tudo se fez novo….(2Coríntios 5:17)”. Leia todo o capitulo de Gálatas 3 para entender esse tópico. Não descremos nas Escrituras quanto a cura e libertação de pessoas do pecado, no entanto, os dons distribuídos pelo Espírito Santo, é a quem Ele quer e não é para espetáculo e/ou autopromoção, mas unicamente dar glória a Deus.

17 – Liderança herege que ensina numerologia, misticismos, espiritualismo, demonologia, como se fosse algo bíblico. Promovem mais o ocultismo e forças demoníacas causando medo e pavor às pessoas do que promovendo o Senhor Jesus. Claro que a guerra espiritual existe e se dá nas regiões celestiais conforme Paulo ensina na carta aos Efésios, contudo, nenhuma força maligna é maior ou mais poderosa do que Jesus, e Ele e o Seu Nome bastam para aniquilar estas forças do mal!

18 – Líderes que pregam barganha com Deus – dar para receber, e utilizam o jargão herético que o “altar não toma, o altar devolve”. Qual é a base do Novo Testamento para isso? Apenas um jargão e você acredita! A propósito, Deus não barganha com nenhum ser celestial, imagine então, se Ele barganharia com algum ser humano? Ele é Deus e dá a cada um segundo a Sua vontade e não são suas obras, seu trabalho ou sua petulância que moverá Deus para o que você quer e deseja.

19 – Lideres que ensinam erroneamente que Deus habita em templos (atos 7:48). Você não encontra em nenhum texto de Jesus ou ensino dos Apóstolos que deveria se construir templos, congregrar em templos. O existente em Jerusalém que levava o nome de Deus, foi destruído no ano 70 depois de Cristo pelo General Tito, como profetizou o Senhor Jesus. (Mateus 24:1-5).

20 – Líderes que falam inverdades, que seus palcos são altares (João 4:21-24). O altar que temos hoje é o que Cristo fez por Sua vida e expiação na cruz. O Espirito Santo habita dentro de você e você é o altar de Jesus. (Romanos 8:11 “E, se o Espírito daquele que ressuscitou dos mortos a Jesus habita em vós, aquele que ressuscitou dos mortos a Cristo Jesus igualmente vos dará vida a seus corpos mortais, por intermédio do seu Espírito que habita em vós“. 1 Coríntios 6:19 “Ou ainda não entendeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não pertenceis a vós mesmos”? 

21 – Líderes que pregam para arrecadar o dízimo, dizendo que Jesus pela lei incentivava o dízimo, sendo que Ele foi eleito Sumo Sacerdote e, assim, mudando o sacerdote mudou a lei (Hebreus 7:1-28). No versículo 12 a Palavra diz: “mudando o sacerdócio, obrigatoriamente, ocorre também mudança de lei”. Procure um texto, um apenas, em que Jesus ou os Apóstolos ordenam que se pague dízimos como no Antigo Testamento, o qual foi instituído por Deus para aqueles dias.

Instituições que além de cobrarem dízimos, pedem ofertas, primícias, oferta missionária (que quase nunca chegam até eles), vaquinha para presentes de pastor e sua família, passa envelope para tudo, sacrifícios financeiros, retiros e acampamentos temáticos que você tem de pagar por eles, chamam dinheiro de semente para ofertar a Deus achando que Ele é Mamom (que vive de dinheiro).

Líderes travestidos de lobos que usam o livro de Malaquias e omitem seu contexto para enganar o povo, dizendo que quem não entrega o dízimo rouba a Deus. Leia o texto e contexto todo e verá que quem estava roubando a Deus eram os sacerdotes. Malaquias 2:1 “Ouçam, sacerdotes! Este mandamento é para vocês”.

Observe ainda que o sacerdote como mencionado no Antigo Testamento, já não existe mais em nossos dias. O sacrifício de Jesus de uma vez por todas cumpriu todas as exigências da lei e mudou para sempre o sacerdócio, não necessitando de mais ninguém, pois Ele mesmo é o Sumo Sacerdote perene. Hebreus 7:12-24.

Aprenda que o dízimo é bíblico, mas não cristão! Bíblico, porque está na Bíblia e compõe o Antigo Testamento. Não é cristão, porque você não encontra referência alguma no Novo Testamento por Jesus e seus Apóstolos, e como já vimos, devemos permanecer na doutrina, no ensino dos Apóstolos. Então, tire suas próprias conclusões – permanecer no ensino do seu “pastor/líder”, ou permanecer no ensino das Escrituras – dos Apóstolos.

23 – Líderes que incentivam e se deixam chamar de pais se aproveitando da carência das pessoas. Mateus 23:9-12 9E a ninguém sobre a terra tratai de vosso Pai; porquanto só um é o vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Também não sereis chamados de líderes, pois um só é o vosso Líder, o Cristo. 11Porém o maior dentre vós seja vosso servo. 12Portanto, todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado”.

24 – De pessoas que mesmo vendo e sabendo que seu líder é desonesto, prega heresias, manipula, etc. Para continuar bem na foto, fica calado e não repereende os erros, sendo que a bíblia nos orienta a exortar e confrontar em amor. Ah, mas ele é uma “autoridade” e você um reles submisso não é mesmo?

25 – Com o pretexto de: “o melhor é para Jesus”, gasta-se fortunas com mega estruturas, som e imagem de última geração entre outros, dizendo que se o mundo tem nós temos que ter melhor. Afinal de contas você é filho do Rei; você é cabeça não é cauda e blá, blá, blá… Essas estruturas nada têm a ver com o Reino dos céus, com o Reino de Deus e nem como o Reino de Cristo. Examine você mesmo estes termos e entenderá o que estou dizendo.

Nosso intuito não é, e jamais será de discutir e “brigar” com quem quer que seja na figura de líderes institucionais. (2 Timóteo 2:23). No entanto, uma vez que o Senhor está esclarecendo muitos irmãos pelo mundo e nos dando discernimento das Escrituras versus o sistema mundo, não podemos fazer vista grossa aos fatos, como diz em 1 Timóteo 4  que alerta contra os falsos mestres.

O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé. Eles seguirão espíritos enganadores e ensinos de demônios. Estes ensinos vêm por meio de homens hipócritas e mentirosos, que têm a consciência insensível, como se ela tivesse sido queimada com um ferro em brasa. 

O bom servo de Cristo Jesus

Mas rejeite as lendas mundanas, que não têm valor algum. Exercite-se pessoalmente na devoção a Deus. Pois o exercício físico, na verdade, tem algum valor, mas a devoção a Deus tem valor para tudo, porque promete bênçãos para a vida presente e para a vida futura. Isto é verdade e merece toda a confiança. 10 É para esse fim que nós trabalhamos duramente e nos esforçamos: porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos, especialmente daqueles que têm fé.

1 Timóteo 6

 Ensinos falsos e riquezas verdadeiras

Se alguém ensina coisas diferentes e não concorda com o verdadeiro ensino de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que mostra a maneira certa de devoção a Deus, essa pessoa está cheia de orgulho e não sabe nada. Ela tem mania de discutir e brigar por causa de palavras. E destas coisas surgem inveja, desavenças, insultos, desconfianças e discussões sem fim de pessoas cujas mentes estão pervertidas e longe da verdade. Elas pensam que servir a Deus é um meio de ficar rico.

De fato, servir a Deus faz com que uma pessoa fique rica, se ela estiver feliz com aquilo que tem. Pois nós não trouxemos nada para o mundo, e nem podemos levar nada dele. Portanto, devemos estar contentes se tivermos o que comer e o que vestir. Mas aqueles que querem ficar ricos caem em tentação e na cilada de desejos tolos e prejudiciais que os arrastam para a ruína e para a destruição. 10 O amor ao dinheiro é a causa de todo tipo de mal. E alguns, por desejarem tanto o dinheiro, se afastaram da fé e causaram a si mesmos muitos sofrimentos.

Alguns conselhos pessoais

11 Mas quanto a você, homem de Deus, evite estas coisas. Procure viver da maneira certa, com dedicação a Deus, com fé, com amor, com constância e com mansidão. 12 Dê o melhor de você para ganhar a nobre corrida da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado quando fez a boa declaração a respeito de Cristo diante de muitas testemunhas. 13 Agora, diante de Deus, que dá vida a todas as coisas, e diante de Cristo Jesus, que fez a mesma boa declaração em frente de Pôncio Pilatos, eu lhe ordeno: 14 Obedeça ao mandamento que lhe foi dado e guarde-o puro e perfeito até o dia em que o nosso Senhor Jesus Cristo aparecer. 15 Quando chegar o tempo certo, isto será revelado por Deus, que é bendito, o único Soberano, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. 16 Ele é o único que é imortal. Ele vive na luz da qual ninguém pode se aproximar. Ninguém jamais o viu nem pode vê-lo. A ele sejam dados a honra e o poder para sempre! Amém.

20 E você, Timóteo, guarde o que lhe foi confiado. Evite os falatórios inúteis e que desagradam a Deus e as contradições que se referem às coisas que falsamente chamam de “conhecimento”. 21 Algumas pessoas têm seguido esse “conhecimento” e se desviado da fé.

E finalmente – 2 Timóteo 4

 3Porquanto, chegará o tempo e que não suportarão o santo ensino; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, reunirão mestres para si mesmos, de acordo com suas próprias vontades. 4Tais pessoas se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. 

Que a graça de Deus esteja com todos vocês, guardando a mente e vida de vocês dos enganos da cristandade!

cristianismoraiz

Filho de Deus, gerado no mundo espiritual na eternidade passada, conforme Genesis 1:27; Discípulo e seguidor do Mestre Jesus Cristo.

cristianismoraiz

Filho de Deus, gerado no mundo espiritual na eternidade passada, conforme Genesis 1:27; Discípulo e seguidor do Mestre Jesus Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Cristianismo Raiz Copyright ₢ - Todos os Direitos Reservados