Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O QUE VOCÊ FAZ COM O TEMPO QUE DEUS TE EMPRESTOU?

Vivemos numa época que querem relativizar tudo. E quando digo tudo, parece não escapar nada. A relativização está nas relações de amizades, de casais, da família, dos negócios, da religião e ultimamente até a democracia querem relativizar.

Certamente você já ouviu a frase “tudo é relativo”. Esta frase tem uma conotação de que nada é absoluto e não se pode falar em uma única verdade. (mas há controvérsias).

Albert Einstein, em sua Teoria da Relatividade, postulou que o tempo é relativo, pois depende do ponto de vista do observador a forma como o tempo passa. 

A definição de tempo pelo dicionário é a seguinte:

Duração relativa das coisas que cria no ser humano a ideia de presente, passado e futuro; período contínuo no qual os eventos se sucedem. Determinado período considerado em relação aos acontecimentos nele ocorridos; época.

O tempo é no mínimo curioso, pois um segundo atrás já é passado, um a frente é futuro e o agora é sempre presente e no tempo de Deus, não existe passado e futuro, é tudo presente, é tudo agora, de forma que Ele sabe quem é você ontem, hoje e amanhã.

Embora muitos acreditem na relatividade do tempo, fato é que a maioria dos seres humanos nascem, crescem, envelhecem e morrem. Sendo relativo ou não o tempo de acordo com a sua perspectiva, cada um que veio a este mundo, cumprirá o ciclo de passagem da vida terrena com seu começo, meio e fim.

Quanto tempo de vida eu tenho?

Com base nesse pensamento, você saberia dizer quanto tempo de vida você tem? Certamente que não, pois ninguém sabe a duração de sua existência neste mundo, contudo, é certo que todos terão suas vidas findadas em algum momento. Veja o que Jesus diz a esse respeito: “Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida?” Mateus 6:27

1Samuel 2:6-7

6O SENHOR é quem tira a vida e a dá; faz descer ao Sheol, à sepultura, e da morte resgata. 7O SENHOR faz empobrecer e faz enriquecer; Ele humilha e exalta.

Quer você acredite ou não, o ser humano vivia por anos a fio mesmo após a derrocada de Adão e Eva. A bíblia relata que Matusalém foi o homem que mais viveu totalizando 969 anos. Gênesis 5:27 Toda a duração da vida de Matusalém foi de novecentos e sessenta e nove anos; depois morreu.

Pela multiplicação dos intentos maldosos do ser humano, Deus estabeleceu um limite de tempo para a vida na terra e as Escrituras dão a base para este ciclo de vida do ser humano. Acompanhe o texto abaixo:

Genesis 6:3

Então, declarou o SENHOR: “Por causa da malignidade do ser humano mortal, o Espírito que lhe dei não permanecerá nele para sempre; portanto, ele não viverá além dos cento e vinte anos!”

Os que passam deste limite devem considerar um “bônus” do Criador.

Uma boa parte das pessoas vivem como se fossem donas de suas vidas e gastam ou esbanjam seu tempo como se não houvesse amanhã.

Fato é que Deus te deu a vida, mas também, limitou a extensão dela e se você pensar bem a este respeito, notará que a vida não é sua, é apenas emprestada para a vivência neste mundo e um dia você terá de devolvê-la ao Seu Dono.

Portanto, esqueça aquele ditado que diz: “a vida é minha e faço dela o que eu quiser”. Bem, o que você quiser, é verdade! A você foi dado o poder da fazer escolhas, a decisão é sua sim, de gastar bem ou mal a sua vida ou o seu tempo. A parte que não é verdade, é que a vida não é sua, apenas emprestada. Mas alguém te enganou fazendo você acreditar que é o dono de sua vida.

Tempo medido em horas

Vamos fazer uma equação simples para identificar o tempo máximo de vida permitido por Deus aos homens:

Tempo de existência –>120 anos

Duração de um dia em horas –>24 horas

Um mês em horas (30d) –> 720 horas

Doze meses em horas –> 8.640 horas

Tempo de 120 anos em horas –> 1.036.800 horas

Duração média de vida 76 anos –> 656.640 horas

Somente para traçar uma ideia paralela, quando você pensa em um milhão de dólares, parece ser muito dinheiro e é, não é mesmo? Porém, nem todos ou a grande maioria, não tem acesso a essa quantia de dinheiro. Supondo que todos tivessem acesso e usando esse dinheiro de forma irregular, sem nenhuma preocupação com o amanhã, o dinheiro escorreria pelos dedos tão rápido que quando se dessem conta, acabou!

Voltando a quantidade horas, a maioria recebe em torno de 656.000 horas de vida e a pergunta que se segue é: como você tem usado ou gasto suas horas de vida? Quando você se der conta, acabou!

Como dissemos acima, se a vida foi emprestada, você precisará prestar contas a quem a emprestou e não só isso, você terá de devolver a Ele, como está escrito: “Então o nosso corpo voltará para o pó da terra, de onde veio, e o nosso espírito voltará para Deus, que o deu”. Eclesiastes 12:7.

Talvez você seja daqueles que tem a sensação de viver para sempre aqui, ou ainda seja daqueles que tenha consciência de que a vida aqui não é eterna. Em ambos os casos, podem pensar que o que vale mesmo é aproveitar a vida, ajuntar riquezas e gastar, afinal um dia não estará mais aqui.

Gostaria que você refletisse por um momento neste texto: Lucas 12:16-21;

16E lhes propôs uma parábola: “As terras de certo homem rico produziram com abundância. 17E ele começou a pensar consigo mesmo: ‘Que farei agora, pois não tenho onde armazenar toda a minha colheita?’. 18Então lhe veio à mente: ‘Já sei! Derrubarei os meus celeiros e construirei outros ainda maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. 19E assim direi à minha alma: tens grande quantidade de bens, depositados para muitos anos; agora tranqüiliza-te, come, bebe e diverte-te! 20Contudo, Deus lhe afirmou: ‘Tolo! Esta mesma noite arrebatarei a tua alma. E todos os bens que tens entesourado para quem ficarão?’. 21Isso também acontece com quem poupa riquezas para si mesmo, mas não é rico para com Deus”. 

E então, continuará guardando e poupando neste mundo sabendo que um dia isso não servirá de nada, ou continuará gastando tudo o que tem porque um dia tudo acaba?

Escolha gastar sua vida depositando tesouros no céu,  fazendo o bem ao próximo, refletindo a imagem de Cristo nas pessoas. Isso te será por depósito onde o ladrão não rouba, a traça não come e a ferrugem não consome.

ANIVERSÁRIO – CICLOS DE VIDA A MAIS OU A MENOS?

Em se tratando de tempo, vamos pensar sobre essas questões:

Quem inventou o tal aniversário? De onde surgiu? Quando surgiu? Qual o sentido da comemoração?

Alguma vez você já se perguntou essas coisas? Se sim, parabéns, você não está na maioria que segue a manada porque alguém disse que era assim.   

Bem, essa prática vem do Egito Antigo, por volta do ano 3000 a.C. sendo uma festa de celebração a faraós e deuses pagãos. Sim, é isso mesmo, e a tradição se espalhou para os romanos e gregos sendo a deusa Ártemis considerada deusa da caça e celebrada com bolos redondos de mel e velas acesas.

Inicialmente a igreja católica reputou a comemoração de aniversários como prática pagã, contudo, no século 4, instituiu a comemoração do Natal, o que deu força e  impulsionou o hábito de comemorar aniversários.

A partir do século 19 com a chegada do iluminismo, trazendo consigo uma nova fase de individualismo, a comemoração de aniversário se tornou mais comum no Ocidente.

É curioso notar que as Escrituras não mencionam comemorações de aniversários nem no Antigo Testamento e nem no Novo Testamento, já que se trata de uma festa pagã desde a sua concepção pelos egípcios.

Como muitas práticas católicas permeiam a cultura e os templos cristãos, esse rito é mantido no meio com o pretexto de que “não tem nada a ver”. “Não podemos ser ET’s” (extra terrestres). E aí se abraça os ritos e sincretismos pagãos, afinal de contas, não tem a nada a ver, não é?

Parabéns por mais um ano de vida; ou será por menos um ano de vida?

Contextualizado sobre a origem da comemoração, vamos falar sob a ótica do nosso tema, que é o tempo.

Aos que comemoram a festa de aniversário, é comum o cumprimento por mais um ano de vida. Quando você tem um limite (120 anos) e na média 76 anos, penso que o mais correto é dizer menos um ano de vida. Ao ouvir uma declaração assim, talvez você possa achar uma frase pessimista, quem sabe fúnebre, ou ainda, vir com a frase dos coach’s – você vê o copo meio cheio ou meio vazio? Mas não se trata do que você vê e sim, da realidade dos fatos e no caso, realidade do tempo.

Pense da seguinte forma: um ano tem 365 dias certo? A partir do primeiro dia de janeiro você acrescenta ou subtrai os dias seguintes? A resposta é óbvia não é mesmo? Não há como acrescentar dias ao calendário, portanto, cada dia que passa é menos um com relação ao final do ano. Ele é a sua parede. Se pensar em termos de semanas, o ano tem 52 semanas, e cada semana que passa é subtraída das 52.

Eu sei, eu sei, a maioria das pessoas te cumprimentam com mais um ano de vida, mais um novo ciclo etc. e parece chocante inverter esse cumprimento, não é?

Gaste uns minutos olhando a imagem abaixo e reflita sobre o seu tempo de vida.

A imagem ilustra bem o que estamos dizendo neste artigo. Você nasce com uma parede a sua frente e com toda certeza, um dia você colidirá com ela. A questão é que você e nem ninguém sabe quando isso se dará, se no começo, no meio ou no final de sua caminhada neste mundo.

A ideia deste artigo é leva-lo a pensar de que forma você tem vivido a vida que lhe foi confiada por Deus. O apóstolo Paulo diz que tudo o que você fizer, seja comendo, bebendo, ou fazendo qualquer outra coisa, faça tudo para a glória de Deus. 1Coríntios 10:31

E aí, você tem vivido para a glória Dele ou para a sua?

Tem gasto o tempo que Ele te emprestou egoisticamente ou repartindo com pessoas a sua volta?

A medida de tempo foi concedida igualmente a todos os seres humanos que nascem. Já a forma de utilização e condução da vida (tempo), cada um decide como será. Por último, a devolução da vida (tempo) à Deus, indistintamente todos terão de devolver. “Então o nosso corpo voltará para o pó da terra, de onde veio, e o nosso espírito voltará para Deus, que o deu”. Eclesiastes 12:7.

Pense nisso!

Que Deus continue te abençoando e esclarecendo verdades do Seu Reino

cristianismoraiz

Filho de Deus, gerado no mundo espiritual na eternidade passada, conforme Genesis 1:27; Discípulo e seguidor do Mestre Jesus Cristo.

cristianismoraiz

Filho de Deus, gerado no mundo espiritual na eternidade passada, conforme Genesis 1:27; Discípulo e seguidor do Mestre Jesus Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Cristianismo Raiz Copyright ₢ - Todos os Direitos Reservados