Nessa época de virada do ano, de início de um novo ciclo, é muito comum a gente falar e ouvir falar de planos para o ano novo, de promessas que são feitas com as melhores das intenções, e eu incentivo você a planejar sim, sabendo que a resposta certa vem de Deus. Mas planeje, sonhe!
Jó 22:28Tudo que planejares realizar dará certo, e a luz brilhará constantemente em teus caminhos.
Mas pouco se fala das soluções que se deve ter para o ano velho, o que fazer com as pendências do ano que passou? Aquelas coisas que foram deixadas sem resolver, que foram procrastinadas, empurradas para o dia seguinte, para a semana seguinte e para os meses seguintes.
Embora esta época entre final de ano e início do próximo pareça ser “mágica”, ou seja, paira um sentimento de amor e de gentilezas. Parece que os problemas decorrentes do ano deram uma trégua e tudo fica “bonito”. Gasta-se muito com presentes, enfeites, comidas típicas à época, viagens, confraternizações. A realidade, porém, é que apenas o calendário vira, e o glamour se vai com os dias iniciais. A maioria das coisas e situações, senão todas, te acompanham. E, então, como será a resolução de um ano novo com pendências do ano velho?
Bom, sobre a fatura do seu cartão, não sou eu quem irá dizer o que você deve fazer e, isso eu deixo para você resolver com o seu banco ou com o spc.
Quero fazer uma reflexão sobre o texto de Eclesiastes 9:10: Sendo assim, tudo quanto vier à mão para realizar, faze-o com o melhor das tuas forças, porquanto para o Sheol, a sepultura, para onde vais, não há atividade, trabalho, reflexão, planos, conhecimento, saber, nem nada.
A princípio você poderá dizer que este é um texto que fala sobre a morte. Um texto triste para o contexto de festas da época. Mas pense da seguinte forma:
Este texto diz para aproveitar o melhor da vida, de cada oportunidade e situação que Deus te dá. Em cada uma delas que chegar até você, sendo ela boa ou não, FAÇA com o MELHOR das tuas forças. Não procrastine, não deixe para o dia seguinte, resolva as pendências e os problemas e as coisas boas – FAÇA COM O MELHOR DE TUAS FORÇAS.
O texto nos faz refletir também, que nossa vida passa. Todos nós, mais velhos ou mais novos, jovens ou crianças, todos nós um dia nos despediremos desta vida terrena e;
PARA ONDE VOCÊ VAI NÃO HÁ ATIVIDADE



Então aproveite para ser ativo todos os dias que Deus te dá, mas por favor, faça atividades positivas segundo a Palavra de Deus porque são saudáveis para sua mente, seu corpo e seu espírito.
- Tenha prática devocional ou tempo a sós com Deus e leitura sistemática das escrituras, seguidas de estudos.
- Se relacione com pessoas de forma a acrescentar algo em sua vida e na vida do outro.
- Se alimente da forma mais saudável possível.
- Faça atividades físicas
- Leia bons livros.
PARA ONDE VOCÊ VAI NÃO HÁ TRABALHO

O trabalho é inerente ao homem, e é o sustento para seu corpo e a forma de adquirir alimento, roupas e calçados, bens e riquezas. Mas, isso é nessa vida que Deus te deu. Trabalhe sim, mas não se esqueça daquele que te dá força e saúde para exercer o trabalho. Não se perca enfiado no trabalho dia e noite, pois pra tudo há o seu tempo, conforme declara Eclesiastes 3. Para onde você vai, não terá trabalho!
PARA ONDE VOCÊ VAI NÃO HÁ REFLEXÃO

Provérbios 23:7 diz: “Assim como o homem pensa, ele é”. De fato, a forma como você pensa, determina suas atitudes e seu comportamento. O ser humano tem uma mentalidade programada para na maioria das vezes enxergar as coisas de forma negativa. Então, é necessário exercitar a mente para “absolutamente tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai”. Filipenses 4:8.
- Como você tem usado seus pensamentos?
- Como você reflete o seu dia a dia?
- Como você tem se comportado nas diversas situações que a vida lhe apresenta?
Você foi criado para glorificar ao Senhor com pensamentos, atitudes, comportamentos, testemunhos, e isso só acontece aqui nessa vida que o Criador ter deu.
PARA ONDE VOCÊ VAI NÃO HÁ PLANOS

Como dissemos, é bom e precisa fazer planos, ter sonhos, pois isso nos motiva a avançar e conquistar, a realizar. Mas, seus planos incluem Jesus neles ou Ele fica fora? É apenas o que você quer, o que você acha melhor para você e Ele que “te siga”, Ele que te “abençoe”?
Se a sua vida é Dele, os seus planos são Dele, seu trabalho é Dele, suas reflexões tem de ser para Ele e por Ele e suas atividades tem de inclui-Lo porque você é Dele.
Jeremias 29: 11Porquanto somente Eu conheço os planos que determinei a vosso respeito!’, declara Yahweh, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dor e prejuízo, planos para dar-vos esperança e um futuro melhor.
Deixo aqui este convite para que você inclua o Senhor em seus planos porque ainda que os faça, Ele, e sempre Ele sabe o que é melhor para você e a palavra final é Dele!
PARA ONDE VOCÊ VAI NÃO HÁ CONHECIMENTO, SABER, NEM NADA

Conheça tudo o que você puder aqui. Busque todo conhecimento, sabedoria, discernimento, mas principalmente e primordialmente, o conhecimento de Cristo. Não estou falando de conhecer ou participar de uma religião, ser membro de uma instituição, porque Cristo não é uma religião. As escrituras dizem que o Espírito Santo te guiará em tudo o que você precisa. Não estou dizendo para seguir o que pessoas (inclusive eu) dizem, mas seguir a Cristo e somente a Ele. E para isso, você deve buscar conhecimento da Sua Palavra, sabedoria e discernimento.
Deus já te deu inteligência suficiente para saber que conhecer o pecado não é uma boa alternativa, ao contrário.
Então, como diz Oseias 6:3 “Conheçamos e prossigamos firmemente adorando e conhecendo Yahweh, o SENHOR. Tão certo como nasce o sol, sua vinda ocorrerá sobre todos nós como as boas chuvas que vivificam a terra nos tempos apropriados!”
Você tem uma bíblia? Se não tem, aconselho-te a adquirir o mais breve possível, pois para onde você vai, não haverá conhecimento, porque Ele o conhecimento, a sabedoria, o Verbo estará lá.
Por fim, com base nesse texto da palavra, faça os seus planos para o ano novo, mas também, faça sua lista de pendências do ano velho e resolva cada uma delas com todas as suas forças.
Não dê brechas para permitir que o acusador profissional, o diabo, o acuse. Então, tudo que vier a sua mão para fazer, peça que o Espírito Santo o ajude, e você vai fazer tudo quanto precisará ser feito.
